Sobre a mudança dos meus hábitos alimentares

TalitaViana.com

O ano passado foi um ano de muitas mudanças para mim no quesito alimentação e consegui eliminar alguns quilinhos que fizeram uma grande diferença.
Por conta disso, praticamente todas as vezes que estou em uma roda de amigos sempre chegamos nesse assunto.
Como é um tema que quase todo mundo se interessa, resolvi compartilhar aqui toda essa mudança.
Primeiro, só para deixar tudo bem esclarecido, não estou dizendo que nada é certo ou errado, só vou relatar o que de fato teve um impacto muito positivo para mim, certo?! Vamos lá:

Questionar: hoje em dia é tanta coisa que faz mal que a gente fica sem saber o que de fato pode ou não pode. Acho que o tema mais famoso e polêmico é a dieta sem glúten e sem lactose.
Mas alguém aí já parou para pensar por que essa dieta está em alta? Por que o glúten faz mal? Por que agora ele faz mal, mas antigamente não fazia? Por que o leite que está presente na nossa alimentação há anos de uma hora para a outra é prejudicial a nossa saúde?
Esse foi a primeiro passo que eu dei. Entender o real fato diante de tantas informações. Quando a gente entende como o nosso corpo recebe e reage a cada tipo de alimento fica tudo mais fácil.
Usando a metáfora que o nutrólogo Dr. Barakat sempre fala: “Você compra um carro zerinho, você o abasteceria em um posto sem bandeira que você não sabe a procedência da gasolina?”. É basicamente o que temos que fazer com o nosso corpo, saber fazer escolhas.

Após ler muito sobre os alimentos e conversar com profissionais da área, saí da minha zona de conforto e fiz as seguintes trocas:

Açúcares: troquei os adoçantes artificiais e açúcar refinado por açúcares menos processados como o Açúcar de Coco, Mascavo e Demerara.

Sal: troquei o sal comum por sal marinho e sal rosa do himalaia.

Óleos: o quesito óleo foi o mais frustrante para mim, em casa consumimos por anos óleo de canola acreditando que estávamos fazendo a melhor escolha, até descobrir que a planta canola nem existe.
Substituí o óleo de canola por óleo de coco e manteiga Ghee.

Leite: está aqui mais um tema que no meu ponto de vista deveríamos aprender na escola. Nascemos, somos amamentados pela nossa mãe e depois passamos a consumir o leite da vaca, sendo que em determinado período da nossa infância nosso corpo para de produzir a enzima lactase que é a responsável pela digestão do leite. Infelizmente eu só descobri essa informação a pouco tempo (alguém mais?).
Por conta disso, excluí o leite de vaca das minhas refeições e opto por leites vegetais (coco, castanha, amêndoa etc…).

Glúten: sempre que possível evito consumir alimentos que o contêm. Para mim é a parte mais difícil, pois sou completamente apaixonada por pães e derivados do trigo, mas foi impressionante como eu desinchei – Vale o esforço! rs.

E foi praticamente isso, nenhuma mudança é fácil e não mudei tudo isso da noite para o dia. Mas, saber que eu estou me alimentando da melhor forma, que estou cuidando de mim para me manter saudável é o que me ajuda a manter o foco.

E só para constar, às vezes me permito sim alimentos que amo como pães, hambúrguer, sorvetes, batata fritas e tudo mais.
Porém, agora é um consumo mais consciente, se um dia eu abuso no outro eu compenso.

Achei legal compartilhar tudo isso, porque essas mudanças me fizeram tão bem, sou uma pessoa muito mais disposta, durmo melhor e (claro! 🙂 ) gosto muito mais do que vejo no espelho.

Se você tem alguma história parecida ou se ficar com alguma dúvida compartilha comigo aí nos comentários 🙂 .

Beijos

Talita.

PS: Lembrando que procurar um nutricionista para acompanhar todas essas mudanças é indispensável.

Comente aqui!

#DicaExpress

TalitaViana.com

Outro dia queria compreender o significado de um termo publicitário, logo recorri ao nosso melhor amigo Google.
Eis que ele me apresentou esse site: Significados.
Não conhecia, mas logo de cara amei!
É um dicionário online (até aí novidade nenhuma!), mas ele fornece uma explicação bem e-x-p-l-i-c-a-d-i-n-h-a mesmo, sabe?
Dá exemplos, conceitos e as definições que as palavras podem ter em diversos setores.

Eu adorei!

E foi aí, que eu tive a ideia de criar essa tag aqui para o blog #DicaExpress!

Algum site, blog, aplicativo, evento…

Enfim, qualquer coisa que me ajudou ou facilitou a minha vida e que já quero compartilhar com todo mundo!

Já conhecia esse site?

Não deixe de me contar a sua opinião, hein?!

Beijos!

Talita

Comente aqui!

Livro: A Coragem de Ser Imperfeito

TalitaViana.com

Ganhei esse livro em um workshop que participei e apesar de achar o tema interessante, não me bateu aquele desejo de começar a ler imediatamente.
Deixei ele lá na pilha de leituras pendentes, mas confesso que tinha em mente postergar ao máximo. Pensei que seria mais um desses livros de autoajuda que ditariam várias regras.
No ano passado, eu tive a oportunidade de participar de um processo de coaching e por coincidência ou não, essa leitura foi indicada.
Aí, aquele desejo de ler que não havia despertado de início bateu dessa vez!

Essa não é aquela leitura que a gente fica viciada e não quer parar por nada.
Eu demorei para terminar de ler, mas eu encarei esse livro como aquela comida que não gosto, mas que eu como porque eu sei que ela irá fazer bem.

Brené Brown que se especializou nos temas vulnerabilidade e vergonha, relata como essas duas questões estão ligadas a viver com ousadia, ser criativo, aceitar e viver mudanças.
E o mais legal, é que ela cita vários exemplos de como as pessoas evitam ficar vulneráveis, e é só questão de algumas páginas para nos enxergarmos em algum exemplo.

Não é uma leitura fácil e agora após terminar eu até entendi a minha demora, são tantos temas que não falamos (porque o real é que não gostamos de falar das nossas vergonhas), que a cada verdade que Brené expõe, a gente precisa de um tempo para refletir sobre tudo.
E até difícil descrever esse livro, porque falar de algo que irá abordar nossos medos e frustações não parece muito agradável, mas eu juro que é!
É um livro que eu gostaria que todos a minha volta lessem.

Mas, para quem não gosta muito de ler (principalmente leituras como essas) ela tem duas palestras no TED.  É um ótimo brief do que ela aborda no livro:

Citações que adorei:

“Somente quando temos coragem suficiente para explorar a escuridão, descobrimos o poder infinito da nossa própria luz.” – (pág. 46).

“A vergonha detesta ser o centro das atenções. Se falarmos abertamente sobre o assunto, ela começará a murchar.” – (pág. 51).

“Ao amar a mim mesma ganhei coragem para me mostrar e ficar vulnerável de maneiras novas, e é disso que se trata o amor.” – (pág. 82).

“Não se desculpe por sua alegria.” (pág. 95).

“Precisamos conversar conosco da mesma maneira que conversamos com alguém que amamos.” – (pág. 99).

“Um dos meios mais eficientes de abandonar o perfeccionismo é começar a criar.” (pág 102).

“A maioria de nós, se sente mais confortável com a raiva do que com a vulnerabilidade”. (pág 149).

“Quando a gente se fecha para a vulnerabilidade, se fecha para as oportunidades.” (pág. 154).

Alguém já leu ou já conhecia o trabalho da Brené?

Beijos!
Talita.

Compre Aqui – Livro: A Coragem de Ser Imperfeito – Brené Brown

Comente aqui!

Update: Favoritos no Snapchat

Snapchat

Se tem uma rede social que cresce cada vez mais, sem dúvidas é o snapchat. Prova disso é que até a Casa Branca (user: whitehouse) aderiu a rede social, acreditam? Já podemos assistir alguns momentos do dia-a-dia do sr. Barack Obama! rs
Eu já fiz um post aqui falando sobre meus 05 favoritos, mas como essa lista só aumenta, vou compartilhar mais alguns que eu adoro seguir:

Consuelo Blocker – user: consueloblocker
Se você gosta de moda, você irá encontrar muito conteúdo bom e de uma especialista. Afinal, Consuelo é filha da consagrada Costanza Pascolato.
Fora isso, ela mora em Florença na Itália e compartilha momentos e lugares belíssimos de lá.

Ivete Sangalo – user:ivetinhasangalo
O snap da cantora é só alegria!

Fernanda Sousa – user: eu.fesousa
A eterna Mili (#saudades!) compartilha toda sua rotina, a atriz é muito engraçada e os vídeos dela são viciantes – cuidado! Rs

Diego Nunes – user: diegocanunes
Diego é marido da top blogger Camila Coutinho (user: gestupidas), ele tira o maior barato desse mundo de blogs e redes sociais, são boas risadas garantidas.

Carol Capel – user: carolinecapel3
Carol mora em Orlando e compartilha todas as dicas de lá, sem contar que ela é engraçadíssima, fala tudo na real sem fazer média com ninguém!

Dani Calabresa – user: calabresago
O snap da humorista é só risada, só assistindo para entender!

Shantal Abreu – user: shantalbda
Relações Públicas da Schutz, a loira compartilha sua rotina de treino e alimentação, tudo de uma maneira bem despretensiosa e num estilo gente como a gente!

Martha Graeff – user: marthagraeff
Martha é modelo e blogger, possui uma energia e um alto astral contagiante. Ela mora em Miami e mostra toda sua rotina que muitas vezes inclui viagens incríveis!

Luna Azevedo – user: lunanutri
E nem só de viagem e diversão se vive o snap, Luna é nutricionista e utiliza sua rede para compartilhar várias dicas de alimentação. Se uma das suas metas para o novo ano é se alimentar melhor, esse snap pode te ajudar!

Bruna Vilela – user: brunafvilela
Adoro usar o snap para adquirir conhecimento e boas informações, Bruna também é nutricionista e sempre dá ótimas dicas de nutrição.

Não deixem de contar quais são os favoritos de vocês, hein?!

Ahh e me seguem lá! User: viana.talita

Beijos!

Talita.

Comente aqui!